sexta-feira, 3 de junho de 2011

Verdadeiro Amor

Salmos 18:1-6
Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.
O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.


Estes versículos nos permitem refletir sobre quem é Deus e os seus feitos em nossa vida.
Como não amar a Deus?
Como não expressar esse amor?
Como a criatura não se rende ao seu Criador?
Não  há vida sem esse amor!
Embora saibamos que o amamos, quando este amor é colocado a prova às vezes sofre variação.
Com  o discípulo Pedro também foi assim. Um dia Pedro disse a Jesus que  morreria por Ele, mas não o negaria. No entanto, Pedro  negou Jesus por três vezes. Jesus olhou e o seu olhar o comoveu e o fez chorar amargamente pelo seu ato.
Após a negação, muitas perguntas podem ter vindo à mente de Pedro. Ele seria perdoado por Jesus? Ele ainda teria o trono reservado aos discípulos na Glória?
Pedro tinha TEMOR AO SENHOR. Após negar a Jesus, o que mais importava era saber se o Seu Senhor o perdoaria, porque, se Jesus não o perdoasse, não valeria mais a pena viver.
Portanto, imagine como Pedro se sentiu quando viu Jesus pela primeira vez após Sua ressurreição. Na primeira aparição, Jesus não falou sobre a negação de Pedro em nenhum momento. Pedro deve ter ficado ainda mais duvidoso por Jesus não ter tocado no assunto. Talvez ele tenha olhado para Jesus e dado um sorriso sem graça, ou talvez tenha falado "tudo bem, Mestre?" ou "que bom vê-lo novamente, Senhor". Após esse primeiro encontro, Pedro deve ter ficado ainda mais ansioso em saber se Jesus o perdoaria.
Somente na terceira aparição a alguns discípulos após a ressurreição é que aconteceu o encontro que Pedro esperava ter com Jesus. Após uma pesca maravilhosa e um jantar do qual participaram mais alguns discípulos, Jesus chamou Pedro para conversar, e esse foi o encontro que mudou para sempre a vida desse discípulo.
Jesus fez 3 perguntas a Pedro que fizeram-no refletir sobre qual o amor que ele sentia pelo Mestre.
No grego, existem 3 palavras que representam diferentes tipos de amor: eros, ágape e phileo.
O amor "eros" está relacionado à atração de um homem por uma mulher e de uma mulher por um homem; o amor "phileo" refere-se a um amor fraternal (entre irmãos); e o amor "ágape" refere-se a um amor incondicional, o amor perfeito.
Nas três perguntas que Jesus fez a Pedro, foram usados diferentes verbos no texto original do Novo Testamento escrito em grego. Jesus fez a primeira pergunta referindo-se ao amor "ágape", mas Pedro respondeu que o amava com um amor "phileo". Observe que Jesus perguntou a Pedro se O amava incondicionalmente e o discípulo respondeu que amava apenas com um amor fraternal. Na segunda pergunta, aconteceu o mesmo. Então, Jesus resolveu falar na mesma linguagem de Pedro e fez a terceira pergunta referindo-se a um amor "phileo" e recebe de Pedro a resposta de que O amava com um amor "phileo", ou seja, um amor fraternal.
As três perguntas de Jesus a Pedro fizeram com que o discípulo refletisse profundamente sobre qual amor tinha pelo Seu Mestre, aquele pelo qual jurou que morreria se fosse necessário.
Esse encontro mudou a vida de Pedro para sempre, pois, a partir dessa confrontação, ele decidiu amar Jesus verdadeiramente com o mesmo amor que Ele nos amou, um amor incondicional capaz de dar a sua própria vida por nós.
A partir desse momento, Pedro nunca mais deixou de amar o Senhor Jesus verdadeiramente. Prova disso são suas atitudes relatadas no livro de Atos dos Apóstolos.
Com Pedro é possível aprender que infelizmente não é na nossa força que amamos Jesus. Somos tão frágeis, tão carentes da benignidade de Cristo que necessitamos da fortaleza Dele para que possamos amá-lo como Ele é digno.
Por isso que o salmista declarou:
 “O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”
Que eu e você possamos nos apoiar diariamente nesta FORTALEZA para o AMARMOS!!
Jesus morreu por mim e por você. Foi concedida maior prova do amor "Ágape ".
Ele se entregou por nós.
Mesmo que hoje o amamos com o amor "phileo", mas que possamos decidir e dedicar amá-lo verdadeiramente até alcançarmos o amor perfeito.
A cada manhã, que eu e você permitamos que ELE seja o SENHOR, o DONO, o REI da nossa vida. 
Antes de existirmos ELE nos amou.
O Seu amor foi primitivo! Ele te amou antes de tudo, bem antes, antes........antes.............
Que possamos corresponder a este amor perfeito!
Que venhamos nos arrepender com choro amargo às vezes que o negamos.
Que Ele ouça o nosso pedido de perdão. E que o mundo saiba que ELE é DEUS e não HÁ outro!!






Que sejamos um testemunho vivo do seu amor. E que o amor DELE em NÓS seja manifesto as demais pessoas.